Teste de Velocidade Net Virtua - Medidor de Internet

Teste Net Virtua → Como Funciona o Medidor de Internet

medidor de velocidade net virtua

A NET é uma empresa brasileira de telecomunicações presente em mais de 14 estados e no Distrito Federal. Em 2014, a empresa foi incorporada pela Claro, mas mantendo o seu nome e o teste Net Virtua foi lançado!

A empresa oferece internet banda larga através da NET Virtua nas velocidades de 2 Mb/s até 240 Mb/s, dependendo da disponibilidade da região. Ganhou notoriedade por oferecer planos de com preços acessíveis ao mercado doméstico.

A Net Virtua possui cota de trafego e impõe a queda de velocidade caso o assinante extrapole a franquia. A velocidade contratada só é reestabelecida após o fechamento da fatura.

Em 2012, a empresa se consolidou como líder em internet banda larga no Brasil, com cerca 5,1 milhões de usuários. Também funciona via fibra óptica, com o cabeamento via telefone fixo, assim como a Oi Velox por exemplo.

PROBLEMAS COMUNS DO TESTE NET VIRTUA

Como toda operadora de banda larga no Brasil, a internet da NET Virtua pode apresentar instabilidade e problemas.
No site Reclame AQUI, usuários relatam problemas como cobrança indevida, problemas com sinal e má qualidade da internet. A empresa tem um índice muito ruim em relação às reclamações, atendendo 25% das reclamações e com um índice de solução de 58,3%.

Um dos maiores problemas da NET Virtua é a franquia de dados imposta pela operadora. Por exemplo, utilizando uma internet de 120 Mega você tem uma franquia de 200GB.

COMO FAZER O TESTE NET VIRTUA?

Caso você seja cliente NET Virtua e quer ficar de olho se a velocidade está de acordo com o seu plano, faça um teste de velocidade da internet. Atualmente, existem várias ferramentas que possibilitam fazer esse teste.

A operadora indica que para fazer o teste é ideal que se utilize várias aplicações simultâneas como download, streaming, etc. e utilizar softwares que medem a velocidade de transferência de dados com a internet.

  • Teste Netflix Fast

A Netflix lançou um site com o teste de velocidade muito simples. Seu design é bastante minimalista, carregando de maneira rápida e sem nenhuma propaganda.

Porém, é importante frisar que ele testa somente a velocidade de download do seu provedor de internet, então não dá para qual é o upload. Ou seja, é para somente o básico mesmo.

  • SpeedTest.net

Para quem está atrás de uma análise mais completa, o site http://www.speedtest.net/ oferece mais detalhes como velocidade de upload e latência.

O teste Net Virtua é usada por vários especialista ao redor do mundo e você pode comparar com os resultados obtidos pelo site da Netflix.

AS EMPRESAS PODEM CORTAR A INTERNET?

A Anatel permite que as empresas comercializem planos de franquias limitadas, desde que sigam algumas regras como oferecer uma página na internet para que o consumidor acompanhe o consumo e avisar ao cliente quando estiver perto de atingir essa franquia.

A NET alega que estabelece franquia por ser um fator chave para garantir a velocidade de conexão da banda larga. Quando a franquia estiver perto de ser excedida, a empresa informará por meio do e-mail cadastrado. Você também pode consultar o consumo de dados pelo site Minha NET e clicar na aba “Consumo de Franquia NET Virtua”.

Por isso, se você é cliente NET, fique atendo a sua franquia e principalmente se está recebendo a velocidade contratada fazer o teste Net Virtua.

VELOCIDADE DA MINHA INTERNET

Muitas pessoas acabam questionando “a velocidade da minha internet não é boa e eu pago caro”. Mas poucas sabem que muitas operadoras acabam não prestando o serviço que foi contratado de acordo com aquilo que está sendo pago.

Fazer a conferencia da velocidade da internet é o que vai poder lhe dar uma prova real sobre o assunto em questão.

COMO POSSO RECLAMAR DA MINHA OPERADORA NA ANATEL?

A Anatel, que é a responsável pela fiscalização dos serviços prestados pelas operadoras, mantém na internet um canal direto para abrir reclamações.

Basta acessar o site oficial da Anatel e na página principal clicar em “Registrar Reclamação”.

Em seguida clique em “Registre sua Reclamação”, nessa página será mostrada algumas dicas do tempo em que a resposta pode demorar e como funciona. Caso seja seu primeiro acesso, é necessário registrar seus dados na Anatel.

Feito o cadastro, você será direcionado para a área de login na aba “Acesso ao Sistema”, digite seu CPF e a senha e entre.

Ao acessar o sistema, clique em “Fale Conosco”, em seguida “Aceito” e abrirá uma página de atendimento eletrônico. Clique em “Registrar Solicitação” e em “Reclamação”, escolha a categoria que deseja (celular pós pago, banda larga, etc.) e dê todos os detalhes do problema lembre-se de mencionar que fez o teste de velocidade disponibilizado pela operadora, o teste Net Virtua.

As operadoras costumam resolver o problema rapidamente para evitar multar e perda de pontos com a Anatel. Uma ótima forma para quem está com problemas na Internet.

Apesar do Ministério da Ciência e Tecnologia já ter afirmado que as operadoras não estão autorizadas a limitar os planos de internet, a NET continua estipulando a franquia, afetando milhares de clientes.

Foi divulgado que o governo federal vai exigir que as empresas assinem um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para manter o plano ilimitado como opção, mas até agora continuamos aguardando.